A
escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para
assegurar a saúde e beleza da pele, o maior órgão do corpo humano. Alguns procedimentos dermatológicos aparentam ser simples, mas
podem provocar problemas sérios quando realizados por profissionais sem qualificação. Além disso, caso ocorram complicações durante o procedimento, o médico dermatologista dispõe dos conhecimentos necessários para tratá-las.
Ao escolher um médico dermatologista, certifique-se de que seja devidamente certificado e que possua o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o registro que comprova que ele se especializou em uma determinada área da Medicina, como a Dermatologia. Apenas médicos detentores do RQE podem se denominar especialistas.
Verifique também as afiliações do médico e as entidades das quais ele faz parte. Um dermatologista membro da SBCD é, comprovadamente, um profissional certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), detentor do RQE e com acesso às atividades de educação e formação oferecidas pela SBCD. O RQE de cada médico pode ser consultado no site do CFM – Conselho Federal de Medicina.
Quais cuidados tomar antes de se submeter a um procedimento de cirurgia dermatológica?
Uma vez escolhido um médico devidamente qualificado, antes de realizar um procedimento de Cirurgia Dermatológica você deve:
- Avaliar com o médico a indicação do procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
- Perguntar ao médico sobre os eventuais riscos associados ao procedimento e como podem ser mitigados.
- Discutir com o médico suas expectativas quanto ao procedimento, lembrando que devem ser realistas, para evitar frustração ou arrependimento.
- Informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde existentes e medicamentos que esteja tomando.
- Registrar os cuidados pré e pós-procedimento a serem tomados e obedecer rigorosamente as recomendações do médico.
- Quando necessário, realizar todos os exames pré-operatórios solicitados.